FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO DE IMPACTE

ESCUTAR A COMUNIDADE
Os números não mentem, mas o impacte não está só na quantidade – a adoção de hábitos mais sustentáveis, os debates em torno da eficiência energética e o interesse em participar de forma mais informada e ativa na ação climática são indicadores de impacte muito positivos!
Como chegamos ao nosso público-alvo para saber de que forma o projeto o impactou?! Ainda bem que perguntaram! Aqui vão 3 ferramentas que podem utilizar para avaliar o vosso impacte:
 
FORMULÁRIOS
Os formulários permitem obter respostas rápidas (escolha múltipla e respostas simples) mas também opiniões mais detalhadas e feedback qualitativo.
Podem ser criados, distribuídos e preenchidos manualmente ou, em alternativa, ferramentas como o Google Forms permitem criar formulários online personalizáveis, de forma gratuita.
Explorem as várias opções de perguntas, modelos de resposta e vejam quais se adaptam melhor ao tipo de informação que pretendem obter.
 
SONDAGENS
As sondagens são úteis para fazer questões simples e rápidas, com respostas objetivas.
As redes sociais, nomeadamente o Facebook, Instagram, Twitter e TikTok, disponibilizam esta ferramenta – uma forma acessível de receber feedback da comunidade!
Exemplos de questões que podem fazer:
“Sentes-te mais informado relativamente ao (tema do movimento)?”
“A tua opinião sobre (tema do movimento) mudou?”
“Trocaste um mau hábito por um mais sustentável?”
 
CONTACTO ONE-ON-ONE
“A conversar é que a gente se entende.” Conversem sobre o impacte do movimento no intervalo – com os vossos colegas de turma e escola, na mesa de jantar – com os vossos amigos e familiares, e procurem obter feedback sobre o trabalho desenvolvido. Solicitem opiniões imparciais e peçam críticas construtivas para colocarem em prática no futuro!

Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Apoio:

Implementação:

Apoio:

Implementação:

Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Apoio:

Implementação:

Apoio:

Implementação: