Como conduzir uma entrevista?

O que fazer quando és tu atrás do microfone
  1. Pesquisem sobre o tema e pessoa/associação que estão a entrevistar
Antes de qualquer entrevista, é fundamental que se faça uma pesquisa sobre o tema e se conheça o histórico da pessoa/associação a entrevistar, bem como a sua ligação ao assunto em questão. O ideal é que a pesquisa decorra ainda antes de marcar a entrevista, garantindo que o entrevistado é pertinente para a abordagem prevista.
 
2. Determinem em que moldes decorrerá a entrevista
 Sinal dos tempos, as entrevistas podem acontecer por e-mail, telefone, videochamada, em formato áudio, presencialmente e, no momento em que este artigo for publicado, poderão ter surgido outras modalidades. Ao entrar em contato com o entrevistado, estabeleçam o método (presencial, videochamada, chamada) e data da entrevista. É simpático oferecer mais que uma hipótese, para mostrar flexibilidade e garantir que o entrevistado se sente confortável e bem recebido.  Depois de estabelecer o método, enviem-lhes qualquer informação relevante (por exemplo, a morada, o número de telefone ou o link para a reunião).
 
3. Definam expectativas
Ao fazer contacto com o potencial entrevistado, estabeleçam expectativas. Expliquem qual o vosso projeto e o âmbito em que a entrevista está a ser pedida. Deste modo, o entrevistado pode pesquisar sobre o TWIST e conhecer o vosso projeto. Forneçam uma estimativa de tempo para garantir um slot de horário pertinente na agenda de todos os envolvidos, por exemplo “A entrevista deve demorar entre 15 e 20 minutos”.
 
4. Considerem as vossas questões
Façam perguntas abertas ao invés de perguntas fechadas. As perguntas abertas são mais amplas e permitem desenvolver a conversa, enquanto as perguntas fechadas podem simplesmente gerar uma resposta de “sim” ou “não”.  Peçam exemplos de ações em que já tenham participado ou resultados e números específicos sobre o seu impacto. Façam perguntas que o vosso público-alvo possa ter interesse em ver respondidas.
 
5. Pratiquem uma escuta ativa e façam questões de seguimento
Não se foquem apenas em fazer perguntas – ouçam ativamente as respostas do entrevistado e estejam preparados para reagir com outra pergunta caso considerem interessante explorar o tópico. Preparar perguntas antes de fazer a entrevista é essencial, mas é igualmente importante fazer perguntas que não constam no guião, mas se revelam pertinentes no seguimento da conversa. Praticar uma escuta ativa é importante para garantir que o entrevistado se sente ouvido e para explorar todos os detalhes.
 
6. Guardem este contacto!
Tiveram uma conversa interessante? Conseguiram aprender mais sobre o tema e criar uma sinergia? Guardem as informações de contacto num cofre – ou noutro sítio mais acessível (mas que fique em segurança)! O contacto de um potencial aliado é muito valioso!  Criem uma folha de Excel e salvem o nome, informações de contato e outros temas que considerem pertinentes. Construir uma base de dados é muito importante para garantir que a mudança está em constante movimento!

Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

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