Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Conhece a Agência Portuguesa do Ambiente!
Todos nós já ouvimos falar em objetivos à escala mundial e de como é essencial estarmos globalmente alinhados para conseguir equilibrar a qualidade de vida humana em todos os lugares do planeta. As últimas décadas trouxeram-nos ainda uma maior urgência, a de travar as alterações climáticas e mitigar os seus efeitos o máximo que for possível.
Várias têm sido as tentativas de criar mecanismos que não só nos unam numa visão global, como se tornem ferramentas concretas de ação em qualquer sociedade.
Neste momento e até 2030, estão em vigor os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): “A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável define as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procura mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns.”
Foi em 2016 que entrou oficialmente em vigor a Agenda 2030 com os 17 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotada por todos os 193 Estados-Membros das Nações Unidas. Apelam à urgente ação de todos para erradicar a pobreza, melhorar a saúde e a educação, reduzir as desigualdades e estimular o crescimento económico, enquanto se trava o imperioso combate às alterações climáticas.
 
Agência Portuguesa do Ambiente 
Qual o seu papel?
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) é a instituição que tem como missão a gestão integrada das políticas ambientais e de sustentabilidade, em articulação com todas as políticas sectoriais e parceiros a nível nacional.
Assim, tem também um contributo muito importante para as prioridades assumidas por Portugal dentro dos ODS. Foram eles:
4 – Educação de qualidade;
5 – Igualdade de género;
9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas;
10 – Reduzir as desigualdades;
13 – Ação climática;
14 – Proteger a vida marinha.
 
Queres explorar este tema?
O website da APA, parceiro do projeto TWIST, divulga muita informação sobre Alterações Climáticas, Água, Litoral, Resíduos, Ar, Ruído, Emergências Radiológicas, Avaliação de Impacte Ambiental, Economia Circular ou Educação Ambiental.
Podem ainda ir diretamente saber mais sobre os desafios a nível europeu e internacional que Portugal está comprometido, relacionados, entre outros, com os ODS ou a Economia Circular.

Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Apoio:

Implementação:

Apoio:

Implementação:

Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Apoio:

Implementação:

Apoio:

Implementação: