Público-Alvo

Conhecer e compreender a comunidade que queremos impactar.
Para que possam desenvolver ações adaptadas e atuar de forma eficaz, é fundamental conhecer o público-alvo.
Qualquer que seja o público-alvo, este nunca é homogéneo – é composto por dezenas, centenas ou mesmo milhares de pessoas com diferentes hábitos, motivações e gostos, pelo que é necessário conhecê-lo de modo a criar uma abordagem impactante para todos.
Os critérios de segmentação do Movimento TWIST:
1. DEMOGRÁFICOS, GEOGRÁFICOS E SOCIAIS
Pode não parecer (e nem sempre é), mas critérios como género, idade, região, categoria da cidade habitada e hábitos de consumo ajudam na segmentação do público-alvo. Criar um movimento direcionado crianças de 5 anos não é o mesmo que criar um projeto dedicado a idosos, ou é?
2. PERSONALIDADE E “ESTILO DE VIDA”
Não se trata de um critério tão objetivo como o anterior, mas é igualmente relevante. Para que consigam envolver o público-alvo com a vossa missão, precisam de saber o que fazem nos tempos livres e que hobbies têm (ajudar-vos-á a perceber quais os meios de comunicação mais eficazes e que conteúdos podem criar), que valores e crenças os motivam e outras características que considerem pertinentes explorar.
3. ATITUDES/COMPORTAMENTOS EM RELAÇÃO À CAUSA
São interessados sobre o tema? Existe histórico de debates sobre o tema na vossa comunidade? Consideram que é uma causa com que se possam identificar? E se perguntassem diretamente?
Considerar estes critérios é imprescindível para a criação e implementação de um movimento inclusivo e direcionado a todos os que querem contribuir para a vossa missão!

Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Apoio:

Implementação:

Apoio:

Implementação:

Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Apoio:

Implementação:

Apoio:

Implementação: