Falem claramente e tornem a apresentação envolvente. Garantam que falam com confiança e que estão confortáveis com os temas projeto. Enunciem e garantam que o volume do discurso está adequado ao formato da apresentação.
2. Envolvam a audiência.
Quer seja uma apresentação ao vivo ou a gravação de um vídeo, é importante que a audiência se consiga identificar com a vossa mensagem. Coloquem perguntas (retóricas, caso seja em formato de vídeo) e utilizem exemplos com que se possam relacionar.
3. Demonstrem entusiasmo.
Para que outros acreditem e se queiram juntar ao vosso projeto, é necessário que vocês acreditem na vossa ideia e o demonstrem com segurança! Expliquem por que motivo a vossa causa vos desperta interesse e como vão construir o vosso movimento de uma perspetiva emocional.
4. O corpo também comunica!
Usem o corpo para demonstrar o entusiasmo e confiança que têm no projeto. Observem comunicadores que admirem e reparem na sua linguagem corporal e que técnicas podem considerar para o vosso pitch: como ficar de pé, gestos com as mãos, cabeça, expressões faciais, etc.
5. Façam o trabalho de casa.
Existem muitos exemplos de apresentações disponíveis na internet, quer sejam Ted Talks ou episódios do Shark Tank. Assistam a vários vídeos antes da vossa apresentação e identifiquem quais os seus pontos fortes e fracos. Desta forma, podem antecipar possíveis erros e espelhar os pontos fortes no vosso pitch.
Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Apoio:
Implementação:
Apoio:
Implementação:
Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.