Missão Possível

O que é a Missão?
A missão ajuda a estabelecer a identidade da equipa e do movimento, e a garantir que todos os membros trabalham em direção a um objetivo comum.
 A missão descreve a abordagem adotada pela equipa para atingir os objetivos. Trata-se de uma breve descrição do propósito do movimento, da causa que o motivou e de que forma pretende impactar o público-alvo. Pode mencionar aos principais valores e ética de trabalho do grupo.
 
O que não é?
Missão vs. Visão
Uma missão é uma breve descrição do propósito do movimento, enquanto a visão descreve os seus objetivos a longo prazo.  
Missão vs. Slogan 
A missão também não deve ser confundida com o slogan – utilizado em campanhas de marketing e publicidade, com um tom “mais musical” e de fácil associação. Muitas vezes o slogan acaba por ter mais notoriedade que a missão. Quantas marcas conseguimos identificar pelo slogan? Just Do It? I’m Lovin’ It? 
 
3 elementos essenciais numa Missão: 
De forma explícita ou subentendida, a declaração da Missão deve incluir os seguintes elementos:
 1.      O que o movimento faz: Esta é a parte mais importante da missão e deve ser clara e concisa.
2.     A quem o movimento se dirige: Identificar o público-alvo da iniciativa.
3.     Qual o seu impacto: Como é que o projeto beneficia o seu público-alvo?
 
3 Dicas para a escrever uma Missão:
 1.      Garantam que a vossa missão é plausível e alcançável. Para que o público se consiga relacionar e identificar com a vossa missão, é essencial que sintam que é possível e que podem fazer a diferença juntando-se a vocês.
2. Sejam inspiracionais. A personalidade da equipa deve estar refletida na vossa declaração. É a vossa ideia e motivação que diferencia o vosso movimento de todos os outros.
3. Usem linguagem simples e sejam concisos. Considerem cerca de 20 palavras e um máximo de 2 frases. Menos é mais.
 
Exemplos de Missões bem conseguidas, de organizações bem conhecidas:
Google: “Organizar as informações existentes no mundo e torná-las acessíveis e úteis para todos.”
TED (Conferência): “Espalhar ideias”.
Nike: “Proporcionar inspiração e inovação a todos os atletas* do mundo.           * If You Have a Body, You Are an Athlete.”
Patagonia: “Construir o melhor produto, não causar danos desnecessários, usar o negócio para inspirar e implementar soluções para a crise ambiental.”
Tesla: Acelerar a transição do mundo para a energia sustentável.”

Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Apoio:

Implementação:

Apoio:

Implementação:

Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Apoio:

Implementação:

Apoio:

Implementação: