Se todas as conversas começam por um “olá”, todos os pitches começam por uma introdução da ideia, refletida na “Missão”.
Qual a vossa missão enquanto líderes de um Movimento?
2. O problema que querem solucionar
O quê? Descrição sucinta mas consubstanciada do problema que estão a tentar resolver.
Porquê? Detalhes sobre porque é que importa: Qual o impacto deste problema na vossa comunidade? Que vantagens traria a resolução deste problema?
Porquê agora? Identifiquem a pertinência da abordagem do tema neste momento.
3. Dimensão e pertinência do público-alvo
Neste momento do Pitch, devem apresentar dados que demonstrem a dimensão e constituição do vosso público-alvo.
Para além dessa descrição, devem ainda justificar por que razão este é o público adequado para ser impactado pelo vosso movimento.
4. Proposta de Valor e Objetivos
O que torna o vosso movimento único? Este é o ponto em que devem mencionar os vossos objetivos a curto e longo prazo e reiterar o que o torna diferente de outras iniciativas já existentes (global ou regionalmente).
5. Estratégia e Resultados
É preciso ver para crer e, como tal, precisam de apresentar a estratégia que vai transformar a vossa ideia num movimento viável e com resultados palpáveis.
Como vão materializar os objetivos que traçaram no ponto anterior? De que modo pretendem passar de um pitch para um impacto real e duradouro na vossa comunidade? Que ações pretendem desenvolver? Em que momento? Que parcerias podem fazer para garantir o impacto desejado? Que resultados estimam ter?
Fazer uma estimativa dos resultados pode parecer tarefa de bola de cristal, mas considerando o vosso público-alvo, os vossos meios de comunicação e a vossa comunidade, que números gostariam e acham possível alcançar?
Portanto, neste ponto, as perguntas “Como?”, “Com que ajuda?” e “Quais os resultados esperados?” devem ficar respondidas.
6. Equipa
Por último, mas não menos importante, para que o movimento saia do plano conceptual e vá para a rua, precisamos da equipa!
De forma criativa e empática, devem demonstrar quais as valências (individuais e coletivas) que a vossa equipa agrega e porque é que são as pessoas indicadas para levar este movimento avante! Podem mencionar os pontos fortes, interesses e motivações de cada um e como pretendem transformá-las em energia para garantir o impacto da vossa missão!
O vosso pitch deve consolidar cada um dos tópicos abordados com dados relevantes e insights que provem a validade dos vossos argumentos, e provar que a comunidade está disposta a juntar-se à vossa missão!
Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Apoio:
Implementação:
Apoio:
Implementação:
Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.