Com quem querem comunicar? O que têm para dizer? Conheçam as funcionalidades das 4 principais redes sociais.
78,5% dos portugueses são utilizadores ativos de redes sociais, ou seja, aproximadamente 8 milhões de portugueses.
A média diária de utilização de redes sociais em Portugal é de 2h25, entre as cerca de 6 plataformas de social media utilizadas mensalmente.
Que razões levam os internautas a passar tanto tempo a fazer scroll nas redes sociais?
Ler novas histórias (46,8%)
Encontrar inspiração de atividades e compras (34,5%)
Ver os temas que se encontram em debate (28,2%)
Partilhar e discutir opiniões (24%)
Encontrar comunidades com interesses em comum (23,2%)
Ver vídeos de pandas a cair (100%) (dado proveniente de fonte pouco credível [vozes da minha cabeça])
Já que, enquanto sociedade, passamos tanto tempo atrás do ecrã, como podemos utilizar as redes sociais para levar o movimento mais além?
Twitter
O Twitter, também conhecido por berço dos memes, é a rede social ideal para acompanhar os temas do momento e comentar eventos ou acontecimentos em direto, através da funcionalidade Tendências ou de #hashtags.
Quem diria que 280 caracteres poderiam chamar a atenção para a esclerose lateral amiotrófica, através do #IceBucketChallenge, ou que mais de 12 milhões de tweets com #BlackLivesMatter teriam a capacidade de transformar uma comunidade online num movimento político?
A população mais jovem, com menos de 24 anos, é particularmente fã desta rede social.
Instagram
Não temos a certeza se será por também ter carrosséis, tal e qual a Disney, mas esta é a rede social favorita dos portugueses e 61% dos utilizadores da Internet no nosso país têm uma conta ativa nesta rede social.
As funcionalidades são mais que muitas e nunca estagnam: posts, stories, reels, diretos, canais de transmissão, perfis de grupo, e provavelmente, quandoe este artigo for para o ar, já haverá outra.
O que procuramos no Instagram?
Inspiração
Experiências
Notícias
Utilidade (receitas, projetos DIY, tutoriais)
Tal como em todas as redes sociais, gostamos de seguir pessoas com interesses semelhantes aos nossos, que nos inspirem e que nos entretenham.
Facebook
No nosso país, 94,4% dos utilizadores de redes sociais têm Facebook.
Desde publicações no mural ou nos stories, diretos ou criação de grupos, o Facebook tem um papel muito importante na manutenção das relações à distância entre amigos e familiares (perdemos a conta às amizades que foram salvas pelos lembretes de aniversário), na divulgação de notícias e na criação de comunidades de interesses partilhados.
TikTok
A rede social mais recente, mas que conquistou o coração de todos, independentemente da idade ou nacionalidade. Com conteúdos para todos os gostos (sim, até esse que estás a pensar que és o ÚNICO no mundo que gosta), o TikTok permite que os vídeos, através das #hashtags, alcancem muitas contas num curto espaço de tempo.
É muito mais que uma rede social de dancinhas – dá para quem gosta de dar um passinho na culinária ou mesmo para quem quer dar a volta à desinformação sobre as alterações climáticas.
A quem é que o vosso movimento se dirige? Como é que tencionam passar a vossa mensagem? Reflitam sobre as potencialidades e funcionalidades destas redes sociais e avaliem qual ou quais são pertinentes para a divulgação da missão e a criação da vossa comunidade!
Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Apoio:
Implementação:
Apoio:
Implementação:
Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.