Cada um no seu quadrado

Com quem querem comunicar? O que têm para dizer? Conheçam as funcionalidades das 4 principais redes sociais.
78,5% dos portugueses são utilizadores ativos de redes sociais, ou seja, aproximadamente 8 milhões de portugueses.
A média diária de utilização de redes sociais em Portugal é de 2h25, entre as cerca de 6 plataformas de social media utilizadas mensalmente.
Que razões levam os internautas a passar tanto tempo a fazer scroll nas redes sociais?
  • Ler novas histórias (46,8%)
  • Encontrar inspiração de atividades e compras (34,5%)
  • Ver os temas que se encontram em debate (28,2%)
  • Partilhar e discutir opiniões (24%)
  • Encontrar comunidades com interesses em comum (23,2%)
  • Ver vídeos de pandas a cair (100%) (dado proveniente de fonte pouco credível [vozes da minha cabeça])
Já que, enquanto sociedade, passamos tanto tempo atrás do ecrã, como podemos utilizar as redes sociais para levar o movimento mais além?
 
Twitter
O Twitter, também conhecido por berço dos memes, é a rede social ideal para acompanhar os temas do momento e comentar eventos ou acontecimentos em direto, através da funcionalidade Tendências ou de #hashtags.
Quem diria que 280 caracteres poderiam chamar a atenção para a esclerose lateral amiotrófica, através do #IceBucketChallenge, ou que mais de 12 milhões de tweets com #BlackLivesMatter teriam a capacidade de transformar uma comunidade online num movimento político?
A população mais jovem, com menos de 24 anos, é particularmente fã desta rede social.
 
Instagram
Não temos a certeza se será por também ter carrosséis, tal e qual a Disney, mas esta é a rede social favorita dos portugueses e 61% dos utilizadores da Internet no nosso país têm uma conta ativa nesta rede social.
As funcionalidades são mais que muitas e nunca estagnam: posts, stories, reels, diretos, canais de transmissão, perfis de grupo, e provavelmente, quandoe este artigo for para o ar, já haverá outra.
O que procuramos no Instagram?
  • Inspiração
  • Experiências
  • Notícias
  • Utilidade (receitas, projetos DIY, tutoriais)

 

Tal como em todas as redes sociais, gostamos de seguir pessoas com interesses semelhantes aos nossos, que nos inspirem e que nos entretenham.

 
Facebook
No nosso país, 94,4% dos utilizadores de redes sociais têm Facebook.
Desde publicações no mural ou nos stories, diretos ou criação de grupos, o Facebook tem um papel muito importante na manutenção das relações à distância entre amigos e familiares (perdemos a conta às amizades que foram salvas pelos lembretes de aniversário), na divulgação de notícias e na criação de comunidades de interesses partilhados.
 
TikTok
A rede social mais recente, mas que conquistou o coração de todos, independentemente da idade ou nacionalidade. Com conteúdos para todos os gostos (sim, até esse que estás a pensar que és o ÚNICO no mundo que gosta), o TikTok permite que os vídeos, através das #hashtags, alcancem muitas contas num curto espaço de tempo.
É muito mais que uma rede social de dancinhas – dá para quem gosta de dar um passinho na culinária ou mesmo para quem quer dar a volta à desinformação sobre as alterações climáticas.
 
A quem é que o vosso movimento se dirige? Como é que tencionam passar a vossa mensagem? Reflitam sobre as potencialidades e funcionalidades destas redes sociais e avaliem qual ou quais são pertinentes para a divulgação da missão e a criação da vossa comunidade!

Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Apoio:

Implementação:

Apoio:

Implementação:

Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Apoio:

Implementação:

Apoio:

Implementação: