Casas Inteligentes

Hey, Google, apaga a luz da sala!
Uma casa inteligente é uma habitação conectada e controlada por equipamentos eletrónicos. Estes equipamentos podem acionar comandos por toda a casa, como acender ou apagar a luz de uma divisão ou ligar o aspirador para limpar quando não está ninguém em casa. Para isso, basta que o utilizador dê um comando de voz ou selecione a opção pretendida no seu smartphone ou tablet. O controlo pode ser realizado a nível local, gerindo os comandos dentro da sua própria casa, ou a nível remoto.
O controlo dos equipamentos pode ser feito através de smarphones e tablets, ou ainda com o auxílio dos assistentes virtuais, como a Siri (Apple), a Alexa (Amazon) ou o Google Assistant. Numa casa inteligente e com as conexões necessárias, um comando de voz como “Hey, Google, quero ouvir Drake” é tudo o que precisamos de fazer para ouvir as músicas dos nossos artistas favoritos.
Como é que isto é possível? A domótica é a tecnologia responsável pela integração destes mecanismos automáticos e inteligentes no espaço doméstico. Através desta tecnologia, é possível centralizar o controlo das funções de vários sistemas de uma casa, desde a climatização, iluminação e funcionamento de eletrodomésticos.
 
Eficiência Energética
Uma das vertentes da domótica está focada na eficiência energética. Criar uma Casa Inteligente representa um investimento inicial considerável, no entanto, pode significar uma poupança no futuro.
Esquecermo-nos de uma luz ou do ar condicionado aceso é um lapso que ocorre mais vezes do que aquilo que gostaríamos. Para além de permitir que, mesmo à distância, monitorizemos e desliguemos a luz ou o aquecimento, existe ainda a possibilidade de as luzes se desligarem face à ausência de movimento numa divisão.
Os consumos stand by também podem ser eliminados através do controlo remoto de diversos aparelhos.
Existem várias soluções que permitem a redução do desperdício/ consumo de energia, o aumento da eficiência energética e a diminuição no valor da fatura energética.

 

Uma casa à tua medida
Para além de nos ajudar a ser energeticamente mais eficientes, uma Casa Inteligente possibilita que sejamos mais eficientes no nosso dia-a-dia, com a gestão de tempo ou do nosso consumo. Os hábitos e preferências dos habitantes podem ser registados para que haja uma quase “auto-gestão” da casa de acordo com o estilo de vida de cada um.
Sincronizar a máquina de café com o despertador? Saber que o ketchup, o gelado de manteiga de amendoim e o queijo estão prestes a acabar e ter este eletrodoméstico a fazer a encomenda online? Chegar a casa no Inverno e ter a sala com a temperatura ideal para uma maratona de Harry Potter? É possível!
Além disso, uma casa com fechadura inteligente vai pôr fim às horas de espera no corredor e aos momentos constrangedores com os vizinhos. Para quem tem a sorte de poder abrir a porta remotamente, na app do telemóvel, deixar a chave dentro de casa deixa de ser um azar.
 

Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Apoio:

Implementação:

Apoio:

Implementação:

Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Apoio:

Implementação:

Apoio:

Implementação: