Por onde começar?

Pequenos passos para os Twisters, Passos gigantes para a Comunidade.
1. Escolham uma causa que entusiasme a equipa.
Por que advogam? Com que temas não se identificam? O que vos entusiasma?
Trabalhar uma causa com que estejam emocionalmente ligados resultará num melhor desempenho de todos os membros da equipa, uma vez que trabalham com entusiasmo.
Escolham uma causa que vos seja pessoal, que vá ao encontro dos vossos interesses, dos filmes que gostam de ver e dos livros que não se cansam de aconselhar.
Este é o primeiro passo para o sucesso.
 
2. Alinhem a causa com a vossa comunidade.
Para que o movimento tenha adesão e um impacto positivo na comunidade, tem de estar alinhado com os seus valores, necessidades e contexto.
Compreender o público-alvo é imprescindível no momento da decisão do mote do vosso movimento. As pessoas do norte do país não têm as mesmas necessidades e inquietações que as pessoas do sul. Os contextos sociais, políticos, culturais e económicos têm uma forte influência nos hábitos, opiniões e comportamentos dos cidadãos.
 
3. Comecem com quem está por perto.
Um movimento é tão poderoso quanto as pessoas que o apoiam, por isso é necessário ter uma mensagem forte e saber comunicá-la.
Acreditamos que “Quando mudas, tudo muda” e por isso aconselhamos que, numa fase inicial, incluam as pessoas que vos são mais próximas: a vossa família, a vossa comunidade escolar, quem vos segue nas redes sociais. Que respostas podem ser úteis para conseguirem moldar a vossa causa e o vosso movimento? Que perguntas precisam de fazer para obter essas informações? Que meios devem utilizar para chegar a eles?
 
4. Desconstruam para construir. 
Depois de encontrarem a causa que será o pilar do vosso movimento, é altura de pesquisar mais sobre o assunto. Procurem o que já existe ao vosso redor – poderão existir pessoas ou projetos com ideias semelhantes nas quais se possam inspirar ou colaborar!
Dados sobre a situação atual do tema em Portugal e na vossa região, evidências científicas relevantes e curiosidades poderão ser muito úteis para estabelecer objetivos e solidificarem as vossas ideias e mensagem.
 
5. Definam os vossos valores fundamentais e mantenham-nos.
 Num momento em que, globalmente, se fala na urgência de mudança em vários setores, reduzir um movimento a um único tema pode parecer contraproducente. No entanto, para garantir que o movimento gera uma mudança, é necessário o foco nos objetivos e crenças que se propuseram a cumprir.

Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

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