MOVIMENTO
Os movimentos sociais são esforços organizados, contínuos e em grande escala para alcançar um objetivo social, político ou ambiental. Os movimentos climáticos concentram-se especificamente na defesa de mudanças estruturais, nomeadamente políticas, económicas e culturais, para enfrentar as alterações climáticas, garantir o desenvolvimento sustentável e acelerar a transição energética.
Historicamente, as reivindicações impulsionadas por grupos de indivíduos que defendem e se insurgem por uma causa comum, destabilizam o status-quo e têm impacto na forma como a sociedade se estrutura e organiza.
O ponto de partida de um movimento é uma causa e uma ideia capazes de o fundamentar. Para que saia do papel, um movimento precisa de um grupo pessoas disponíveis para o defender. Para que possa perdurar e ter um impacto considerável no meio, é necessário planear e delinear as metas do movimento e estruturá-lo, definindo funções e responsabilidades.
É da materialização de ideias em ações que nasce o movimento. Quando as ações práticas começam a ser concretizadas, o movimento passa a existir, ou seja, um movimento social não poderia existir apenas em teoria.
MANIFESTAÇÃO
Uma manifestação é uma expressão pública de sentimento, opinião ou objeção, em relação a uma ideia, lei ou política, ou uma reação a um acontecimento público recente.
A manifestação acaba por ser uma forma de protesto, destinado a uma larga audiência, mas com data de fim. As pessoas mobilizam-se por uma causa num momento e local específico de modo a chamar a atenção para o seu descontentamento, através de cartazes, discursos, palavras de ordem ou até silêncio.
Embora a manifestação seja a forma mais visível de ação coletiva, um movimento atua de outras formas igualmente importantes. Os ativistas dos movimentos sociais organizam reuniões para mobilizar pessoas para a sua causa, fazem lobby junto dos governos, empresas e meios de comunicação social, e planeiam uma agenda pautada por várias metas que os encaminham para um objetivo maior.
Uma manifestação pode ser uma ação integrada num movimento, mas um movimento estende-se muito além de uma manifestação.